Marketing Verde
O marketing verde refere-se à publicidade de produtos e serviços com base no fato de serem ecologicamente corretos.
O desenvolvimento e comercialização de produtos destinados a minimizar os efeitos negativos sobre o ambiente físico ou melhorar sua qualidade.
Também destaca quais são os esforços das organizações para criar, produzir, embalar, promover, e entregar produtos de forma sensível ou receptiva às preocupações ecológicas.
*Exemplo: uma marca anuncia suas contribuições para uma agência de proteção ambiental, promove seus processos de fabricação sustentáveis ou comercializa seus produtos como ecologicamente corretos, está fazendo uso do marketing verde.
EVITAR o GREENWASHING:
Greenwashing refere-se ao uso de estratégias de marketing verde para convencer os consumidores de que uma marca e seus produtos são mais sustentáveis ambientalmente do que realmente são.
Marketing de um produto como ecológico com base em dados e informações infundadas ou vagas.
O marketing verde, muitas vezes chamado de green marketing ou eco marketing, é uma metodologia que une marketing e sustentabilidade. O objetivo principal é promover atividades ecologicamente corretas. Elas incluem a criação de produtos menos prejudiciais ao meio ambiente, criação de embalagens sustentáveis e o uso de estratégias de marketing consideradas verde.
O marketing verde não envolve apenas a propaganda, mas como as empresas se relacionam com a sociedade e o meio ambiente
PUBLICIDADE SUSTENTAVEL
Neste contexto, a publicidade sustentável nada mais é do que o ato de se pensar as práticas de publicidade de maneira responsável com o meio ambiente. É aliar ações sustentáveis com a propagação de um estilo de vida e uma rotina que atuem pela preservação ambiental
Realizar ações de publicidade sustentável pode parecer desafiador de início, mas seguindo algumas diretrizes é possível atingir esse objetivo.
CONAR e algumas normas para anúncios que envolvam a sustentabilidade:
Combate a anúncios que estimulem:
A poluição do ar, das águas, das matas e dos demais recursos naturais.
A poluição do meio ambiente urbano.
A depredação da fauna, da flora e dos demais recursos naturais.
A poluição visual dos campos e cidades.
A poluição sonora.
O desperdício dos recursos naturais.
A publicidade devera refletir as preocupações de toda a humanidade com os problemas relacionados com a qualidade de vida e a proteção e a proteção do meio ambiente.
Marketing Verde
Fontes: www.comprasustentavel.com.br