Automação na Agricultura
Automação na Agricultura
Automação e rastreamento na cadeia agro reduzem desperdício
A Empresa Brasileira de Pesquisa e Agropecuária estuda uma forma de tornar a tecnologia de código de barras, QR Codes e etiquetas eletrônicas acessíveis a produtores de todos os portes.
Uma das parcerias da Embrapa é com a Associação Brasileira de Automação–GS1 Brasil, que já desenvolveu ações com supermercados para rastrear frutas e verduras.
“O objetivo é tornar a agricultura mais sustentável”
Há sistemas assim em certas etapas do cultivo da soja, milho e algodão e da criação de gado, mas não de uma forma totalmente integrada.
Com informações desde a origem, como a de uma semente, por exemplo, é possível mapear o tipo mais adequado a cada região, quando é melhor plantar e sob quais técnicas. Os dados de origem, associados a outros permitem o uso mais racional do solo, da água, dos tratores etc.
A rastreabilidade integral gera uma base de dados para que os produtores melhorem sua gestão financeira, com redução de perdas.
A informação mais qualificada, como peso dos produtos, por exemplo, permite calcular melhor o transporte e reduzir a emissão de CO². Faz diferença não só nos negócios, mas no ambiente, usar 90 em vez de 100 caminhões.
Qual a relação entre a produção agrícola, sustentabilidade e meio ambiente?
A sustentabilidade e meio ambiente tem sido um dos principais enfoques na agricultura nas ultimas décadas. A comunidade de pesquisadores, agricultores, agrônomos e demais profissionais tem buscado incessantemente sistemas de produção agrícola que possam aliar os quatros pilares da sustentabilidade e ao mesmo tempo garantir a boa produtividade e o lucro para o produtor.
Os chamados quatro pilares da sustentabilidade:
.Ecologicamente corretos
.Economicamente viável
.Socialmente justo
.Tecnicamente aplicável
Em um mundo industrializado e competitivo, onde a demanda por alimentos e maiores produções cresce cada vez mais, o cuidado e preocupação com o meio ambiente acaba sendo deixado de lado e o lucro econômico acaba se tornando o único objetivo da produção agrícola. Por esse motivo, muitas praticas como utilização de monoculturas de soja, revolvimentos ocasionais do solo e uso excessivo de pesticida tem se tornado comum na agricultura no Brasil onde o ataque de pragas e doenças é intenso devido ao clima favorável
Leia também:
Automação na Agricultura
O que o setor agrícola tem feito?
Grande parte dos problemas enfrentados na agricultura podem ser controlados através de praticas sustentáveis de produção agrícola como o sistema plantio direto. Sistemas integrados de produção, como integração lavoura–pecuaria, lavoura–pecuaria–floresta e sistemas de consorcio tem se destacado pela sua eficiência tanto no aumento da lucratividade do produtor como na preservação da sustentabilidade e meio ambiente.
Portanto as ações para tornar a tecnologia de código de barras, QR Codes e etiquetas eletrônicas acessíveis a produtores de todos os portes e de fundamental importância para a produção agrícola sustentável.
Exemplos:
Atualmente pode–se utilizar varias empresas com projetos de automação e rastreamento nas suas produções.
.Reserva Votorantim–reflorestamento
.Nestlé – produção de leite
.Marfrig – proteína animal
.Citrícola Lucato – laranja
.Vapza –comida embalada
Podemos dizer que sustentabilidade e meio ambiente sempre andam de mãos dadas. A sustentabilidade é basicamente a capacidade que o ser humano possui de usufruir dos recursos naturais presentes no planeta sem comprometê–los para as gerações futuras.
Fontes: seminários folha–agronegócio sustentável
Automação na Agricultura