BIM – Building Information Modeling
O crescimento sustentável é função direta do desenvolvimento de novas tecnologias.
O futuro da indústria da construção civil esta desenhado, projetado em três dimensões e planejado com precisão milimétrica para injetar competitividade no setor e reduzir os custos das obras. Reduzir custos significa também reduzir desperdícios, reduzir geração de entulhos e por consequência, reduzir lixo.
O que é BIM e como a tecnologia tem revolucionado a indústria da construção
- BIM é uma sigla para Building Information Modeling (Modelagem da Informação da Construção).
- A tecnologia permite criar modelos virtuais em 3D da obra, bem mais precisos e úteis do que os desenhos tradicionais em duas dimensões.
- O BIM possibilita fazer um “ensaio” da obra no computador, prevendo toda sua sequencia com as diferentes etapas de execução.
- Por conta da precisão dos projetos modelados em BIM, há redução de erros, interferências e retrabalhos, minimizando desperdícios e geração de resíduos.
- Com a modelagem da construção e a previsão de todas as etapas, é possível extrair, automaticamente, todas as quantidades de serviços e componentes necessários para a execução da obra.
- Integrados com modelos BIM, os sistemas de orçamento e planejamento tornam-se mais transparentes, já que os valores correspondem exatamente aos serviços e materiais fundamentais para finalizar o empreendimento.
A tecnologia BIM vista como revolucionaria no planejamento, execução e manutenção de empreendimentos avança no País. O momento de otimismo com sua disseminação ficou evidente no 2º Seminário Internacional BIM CBIC – o BIM em Obras Publicas, realizado em Brasília no dia 30 de maio. Organizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em correalização do SENAI Nacional.
O avanço do BIM se dá, também, pela sinalização governamental de que a tecnologia é uma prioridade. No ano passado, a publicação do decreto que estabeleceu a Estratégia Nacional de Disseminação do BIM foi um marco do compromisso do governo federal com a inovação no setor da construção. O resultado é que órgãos públicos como o DNIT têm se equipado para se inserir na nova realidade.
Leia também:
BIM – Building Information Modeling
Os 9 objetivos da estratégia nacional de disseminação do BIM
- Difundir o BIM e seus benefícios
- Coordenar a estruturação do setor público para adoção de BIM
- Criar condições para o investimento público e privado na tecnologia
- Estimular capacitação em BIM
- Propor atos normativos para estabelecer parâmetros de compras e contratações públicas em BIM
- Desenvolver normas técnicas, guias e protocolos específicos para a adoção de BIM.
- Desenvolver plataforma e biblioteca nacional em BIM
- Estimular o desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias relacionadas ao BIM
- Incentivar a concorrência no mercado por meio de Padrões neutros de interoperabilidade de BIM
ABNT trabalha para entregar conjunto de normas
Disseminar boas praticas e estabelecer padrões para utilização da nova metodologia. Com esses objetivos em mente, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) trabalha para elaborar um conjunto de normas sobre o BIM. A previsão é de que as diretrizes sejam publicadas até o final de 2020.
A Comissão de Estudo Especial de Modelagem de Informação da Construção se debruça sobre quatro grupos principais de normas sobre o BIM, que englobam desde a classificação da informação da construção até normas para processos que utilizam a tecnologia, entre outros conceitos e princípios.
Pequenas e medias empresas….
Corporações que não tem um orçamento especifico para investir em tecnologia podem se assustar com o custo de implementação do BIM.O que se torna um fator para afasta-las das novas ferramentas.Só que pequenas e medias empresas que mergulharam na inovação compartilham historias de sucesso financeiro a partir do investimento.
Fonte: 2º Seminário Internacional BIM CBIC em Obras Públicas-Brasilia.