Fontes de Energia Renováveis
As fontes de energia que pertencem a este grupo são consideradas inesgotáveis, pois suas quantidades se renovam constantemente ao serem usadas.
Fontes de Energia Renováveis
As fontes de energia que pertencem a este grupo são consideradas inesgotáveis, pois suas quantidades se renovam constantemente ao serem usadas.
São exemplos de fontes renováveis:
- Hídrica: energia da água dos rios
- Solar :energia do sol
- Eólica :energia do vento
- Biomassa: energia de matéria orgânica
- Geotérmica :energia do interior da Terra
- Oceânica :energia das marés e das ondas.
Algumas dessas fontes apresentam variação na geração de energia elétrica ao longo do dia ou do ano, como é o caso da eólica, que não é usada quando não há ventos e a energia solar, à noite. No caso da fonte hídrica, podem ocorrer estiagens.
As fontes renováveis de energia são consideradas limpas, pois emitem menos gases de efeito estufa (GEE) que as fontes fósseis e, por isso, estão conseguindo uma boa inserção no mercado brasileiro e mundial.
ENERGIA HIDRÁULICA
A energia gerada por esta fonte vem do aproveitamento da água dos rios. Nas usinas hidrelétrica, as águas movem turbinas que transformam a energia potencial da água em energia mecânica e, por fim, em elétrica
Para não ter variação na produção de energia ao longo do ano, as usinas são construídas com reservatórios de acumulação. Eles servem para guardar a água no período chuvoso para usar durante a seca.
A maior fonte de energia elétrica no Brasil é a hídrica.
ENERGIA SOLAR
A energia solar é uma fonte inesgotável que pode ser aproveitada na forma de calor ou na forma de luz.
Para aproveitamento do calor, os raios do sol atingem a superfície dos painéis coletores térmicos, que aquecem a água no seu interior. A agua quente pode ser utilizada nas residências (chuveiros, piscinas, torneiras, máquina de lavar,etc.),em processos industriais ou na geração de energia.
Nos painéis fotovoltaicos, a radiação solar(luz) interage com um material semicondutor gerando eletricidade diretamente. Os sistemas fotovoltaicos não geram eletricidade à noite. As usinas solares fotovoltaicas precisam ser instaladas em áreas sem cobertura vegetal alta. Painéis solares também podem ser instalados em telhados de casas, shoppings e estacionamentos.
ENERGIA EÓLICA
A energia eólica é obtida através do aproveitamento do vento, que é o movimento das massas de ar para transformar a energia dos ventos em energia elétrica são usados aerogeradores, que possuem imensas hélices que se movimentam de acordo com a quantidade de vento no local.
Essas hélices, em geral, possuem o tamanho de uma asa de avião e são instaladas em torres de até 150 metros de altura. Uma usina eólica utiliza um recurso energético renovável e não polui a atmosfera durante sua operação
Esta fonte só pode ser aproveitada nos momentos em que há vento suficiente.
No sul e no nordeste do Brasil. Os ventos são abundantes e permitem a instalação de vários parques eólicos.
BIOMASSA
Toda a matéria vegetal e orgânica existente, biomassa, pode ser utilizada na produção de energia A lenha, bagaço de cana-de-açúcar
, cavaco de madeira, resíduos agrícolas, algas, restos de alimentos e até excremento animal que, após sua decomposição, produzem gases que são usados para gerar energia.
A biomassa também pode ser queimada diretamente, como no fogão a lenha, para aproveitamento do calor. Ou ainda pode ser utilizada para aquecer agua e produzir vapor em alta pressão, que é usado para acionar turbinas e geradores elétricos.
ENERGIA GEOTÉRMICA
A energia geotérmica é a energia obtida do calor presente no interior da terra. Circundando o núcleo existe uma camada manto que é formada por magma e rocha, e a última camada, mais externa é a crosta terrestre, onde habitamos.
A crosta terrestre tem espessura variável e é fraturada em vários pedaços, conhecidos como placas tectônicas. O magma formado no manto pode emergir para a superfície próximo dos limites dessas placas, como por exemplo, em erupções vulcânicas. Essas rochas que absorvem o calor do magma estão em alta temperatura, aquecendo também as águas subterrâneas que podem emergir como gêiseres (nascente termal ou minas de água quente)
Para a geração elétrica, perfura-se o subsolo onde há grande quantidade de vapor e água quente, os quais devem ser retirados por dutos e conduzidos a um gerador na superfície da terra para a transformação da energia geotérmica em elétrica. E uma fonte de energia renovável porque o calor é produzido continuamente nessas camadas internas da Terra.
ENERGIA OCEÂNICA
A energia gerada a partir desta fonte vem dos oceanos, de onde se aproveita o movimento das águas. Essa energia pode vir das ondas, das marés e das correntes marinhas, transformando a energia mecânica dos oceanos em energia elétrica. O aproveitamento dessa fonte ainda está em desenvolvimento, havendo poucas usinas em operação no mundo.