Biomassa é uma energia limpa?
Biomassa é uma energia limpa?
Com o objetivo de diminuição da emissão de gases do efeito estufa e as políticas de créditos de carbono tem impulsionado os países a investirem na diversificação de suas matrizes energéticas, ou seja, incluir fontes de energia limpa em suas produções.
Matriz energética é toda energia disponibilizada para ser transformada, distribuída e consumida nos processos produtivos e no dia a dia do homem, é uma representação quantitativa da oferta de energia, ou seja, da quantidade de recursos energéticos oferecidos por um país ou por uma região.
Matriz de energia elétrica é formada pelo conjunto de fontes disponíveis, contudo, apenas para a geração de eletricidade.
A analise da matriz energética é fundamental para a orientação do planejamento do setor energético, que deve garantir a produção e o uso adequado da energia produzida, além disso, uma das informações mais importantes adquiridas é a quantidade de recursos naturais que esta sendo utilizada, para saber se esses recursos estão sendo feitos de forma racional.
A matriz energética mostra quais caminhos devem ser escolhidos para um crescimento sustentável do país e do mundo. Substituições de fontes energéticas poluentes por fontes de energias limpas.
O que é energia verde?
-Basicamente é a energia não poluente e renovável
Emissão de CO2 é o principal responsável pelo efeito estufa que é o fenômeno que ocorre quando gases, como o dióxido de carbono, atuando como as paredes de vidro de uma estufa, aprisionam o calor na atmosfera da Terra, impedindo sua passagem de volta para a estratosfera.
Energia renovável:
Hidráulica
Derivados de cana de açúcar
Eólica
Solar
Biomassa
Geotérmica
Maremotriz
Leia também:
Orientações sobre importação de Canabidiol
COMO TIRAR O DINHEIRO DO LIXO
Biomassa é uma energia limpa?
Biomassa é verde?
Toda matéria orgânica é Biomassa, de origem vegetal ou animal utilizada na produção de energia.
Ela é obtida através da decomposição de uma variedade de recursos renováveis, como plantas, madeira, resíduos agrícolas, restos de alimentos, excrementos e até do lixo.
Usando como exemplo a Madeira:
Embora os pedaços de madeira liberem carbono quando são queimados, a biomassa é promovida como “verde” porque as arvores cortadas podem ser substituídas ao longo do tempo,posteriormente sequestrando o carbono da atmosfera.
Mas nem todos concordam que isso realmente torne uma fonte de energia neutra em carbono. Relatórios de operadoras de usina com madeira mostram que a biomassa libera mais CO2 por unidade de eletricidade gerada do que o carvão mineral.
Repetindo os principais argumentos a favor da biomassa, um consultor afirma que isso é compensado pela reposição das florestas que forneceram a biomassa. Diz ainda que, depois de contabilizar as florestas reabastecidas e as emissões da cadeia de suprimentos, o uso de biomassa representa 80% menos CO2 emitido na comparação com o que seria liberado se o carvão tivesse sido usado.
Mas leva décadas até as arvores crescerem. Alem disso, em escala global, as florestas estão se reduzindo em tamanho total. A capacidade das florestas mundiais de reabsorver o CO2 atmosférico esta cada vez menor, e não maior.
Para muitos ambientalistas, precisamos cortar as emissões já, e não nas próximas décadas quando as arvores crescerem.