Café Sustentável
O Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de café do mundo.
Para se denominar café sustentável, um produtor precisa usar processos de produção, serviços e métodos de gestão apropriados.
No caso das produções cafeeiras é importante e necessário valorizar a comunidade onde a produção esta localizada e promover resultados positivos para a sociedade e o meio ambiente.
A sustentabilidade envolve três aspectos:
-Sociais
-Ambientais
-Econômicos
SOCIAIS
O aspecto social significa que não deve existir qualquer tipo de trabalho informal na propriedade. O produtor deve registrar seus trabalhadores de acordo com a legislação. Além disso deve cumprir todas as leis trabalhistas. Isso inclui garantir a segurança do trabalhador e de subcontratados no trabalho. Isso pode ser feito por meio da promoção do uso de equipamentos de proteção individual.
Os trabalhadores devem ter direito a moradia digna, transporte, local adequado para as refeições, condições sanitárias, capacitação e treinamento contínuos. O produtor também deve ter preocupação com a educação dos funcionários e de seus filhos.
AMBIENTAIS
A dimensão ambiental diz respeito à adoção de práticas que visam preservar os recursos naturais. Por exemplo: os recursos hídricos; a biodiversidade e qualidade do ar. Isso pode ser feito de diversas formas, como pelo controle do uso de agrotóxicos e fertilizantes. E também pelo reaproveitamento dos resíduos da produção
Na prática, isso significa que a propriedade deve usar somente agrotóxicos registrados para a cultura de café. Por outro lado, os fertilizantes orgânicos e químicos devem ser adequadamente armazenados.
Além disso, os mananciais de água devem ser protegidos e preservados. inclusive, o desmatamento de flora nativa deve ser minimizado. O que visa conservar plantas e animais silvestres e, principalmente, espécies ameaçadas de extinção. Enfim. Ainda deve existir um sistema seguro de manejo de resíduos.
ECONÔMICAS
As práticas sustentáveis visam obter grãos de maior qualidade. E com preços que remunerem melhor o produtor.
Para isso, a renda do setor cafeeiro deve ser observada como questão principal. Isso para que seja possível a implementação; a manutenção e a evolução de um programa de sustentabilidade na cafeicultura.
Por isso, é interessante remunerar melhor os produtores e toda a cadeia. O que comumente é feito pela diferenciação dos cafés; por seu valor agregado e pela sua qualidade. Também é preciso reinvestir no setor em toda cadeia produtiva garantindo o desenvolvimento das famílias.
Enfim, o negócio cafeeiro precisa ser, simultaneamente, eficiente em termos econômicos e sociais. Isso significa dizer que como negócio ele precisa utilizar racionalmente os recursos, promovendo seu uso inteligente. E deve ser instrumento de inclusão social e respeitar a capacidade do meio ambiente
DIFERENCIAIS DA PRODUÇÂO SUSTENTAVEL
A produção de café sustentável segue uma regulamentação específica. Ela possui recomendações para plantio; cuidados com a lavoura e a colheita; armazenamento e torrefação.
No Brasil, a ABIC reconhece os produtores rurais que investem em sustentabilidade. Isto acontece por meio do Programa Cafés Sustentáveis do Brasil ,que acompanha de forma rígida a produção.
Uma vantagem da produção de café sustentável é a possibilidade de obter uma certificação.
Para um cafeicultor adquirir o selo da ABIC (Associação Brasileira da Industria de Café),é observada toda a cadeia produtiva, da plantação até o empacotamento.
Café Sustentável
Fontes: www.sebraemg.com.br