CRESCEU A GERAÇÃO DE ENERGIA EÓLICA

CRESCEU A GERAÇÃO DE ENERGIA EÓLICA
- Geração eólica sobe 17% até julho de 2018
De janeiro a julho, a geração de energia elétrica proveniente da fonte eólica cresceu 17,8% sobre igual período do ano passado, informou a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).
As usinas movidas pela força do vento somaram 4.470 megawatts (MW) médios entregues entre janeiro e julho, destacou a CCEE.
A representatividade da fonte eólica em relação ao todo da energia gerada no período pelas usinas do sistema alcançou 7% em 2018.
A fonte hidráulica (incluindo as Pequenas Centrais Hidreletricas-PCHs) foi responsável por 74,5% do total e as usinas térmicas responderam por 18,1%.
A CCEE contabilizou 520 usinas eólicas em operação comercial no País ao final de julho, somando 13.240 MW de capacidade instalada, avanço de 17% frente às 446 unidades geradoras existentes em julho de 2017. Quando a analise foca na geração por estado, o Rio Grande do Norte se mantém como maior produtor de energia eólica no País com 1.244 MW médios de energia entregues nos primeiros sete meses de 2018.
Na sequência, aparecem a Bahia, com 1.094,8MW médios produzidos, o Piauí, com 576,9 MW médios, o Rio Grande do Sul, com 569,9 MW médios e o Ceara com 553,4 MW médios.
O Nordeste domina a produção de energia movida pelos ventos. Dos dez maiores produtores, oito estão na região.
Fonte: CANAL ENERGIA
Leia também:
Japão Longevidade e agroquímicos
Energia solar
CRESCEU A GERAÇÃO DE ENERGIA EÓLICA
ENERGIA LIMPA – EÓLICA
Energia eólica é a transformação da energia do vento em energia útil, tal como na utilização de aerogeradores para produzir eletricidade, moinhos de vento para produzir energia mecânica ou velas para impulsionar veleiros. A energia eólica é renovável, esta permanentemente disponível, pode ser produzida em qualquer região, é limpa, não produz gases de efeito estufa durante a sua produção.
A energia eólica tem sido aproveitada desde a antiguidade para mover os barcos impulsionados por velas ou para fazer funcionar a engrenagem de moinhos, ao mover suas pás. Nos moinhos de vento a energia eólica era transformada em energia mecânica, utilizada na moagem de grãos ou para bombear água. Os moinhos foram usados para fabricação de farinhas e ainda para drenagem de canais, sobretudo nos Países Baixos.
MATRIZ ENERGIA ELÉTRICA BRASIL – 2016
- Biomassa (bagaço de cana, lenha, lixívia): 8,8%
- Hidráulica: 68,5%
- Derivados de Petróleo: 2,1%
- Carvão Mineral e derivados: 2,8%
- Gás Natural: 8,1%
- Nuclear: 2,6%
- Eólica: 5,3%
- Gás Industrial: 1,7%
- Outras, solar: 0,1%