Economia Circular
Da lata à lata: o processo de reciclagem das latas de bebidas,um dos melhores exemplos da economia circular.
No Brasil, 97% das latas de bebidas consumidas retornam à indústria para reciclagem, um dos maiores índices mundiais. Este processo, que gera emprego, renda e preserva o meio ambiente, é um dos exemplos mais bem sucedidos de economia circular.
Não foi um engenheiro ou um ambientalista que cunhou o conceito de economia circular. A ideia partiu da velejadora Ellen MacArthur, que, em 2005, bateu o recorde mundial de circunavegação do planeta, alcançando o feito em 72 dias. Durante todos aqueles dias sozinha, no mar, Ellen teve uma epifania: ela se deu conta de que seus recursos eram finitos e deveriam ser reaproveitados ao máximo,porque não poderiam ser repostos.Exatamente como no planeta Terra.De volta à terra firme,Ellen se dedicou a estudar o assunto,criando a fundação que leva seu nome.
“Na economia circular, a ideia é pensarmos o modelo de negocio, os materiais, os componentes, o produto, de forma a eliminar completamente a noção de resíduo desde o inicio” explica Luisa Santiago, da Fundação Ellen MacArthur. A lógica da economia circular é justamente a de evitar ao máximo as perdas na cadeia, reaproveitar tudo, de forma a aumentar a eficiência econômica do processo e reduzir o impacto ambiental dos descartes: ou seja, repensar toda a cadeia, desde o desenho da embalagem até o seu descarte.
A lógica da economia circular é evitar ao máximo as perdas e reaproveitar tudo.
A vida infinita das latinhas!!!
- 1. Catadores:
Ao ser descartada, a latinha é coletada pelos serviços de limpeza urbana ou por catadores e triadas em cooperativas. “Trabalhamos com 50 pessoas e reunimos de 80 a 90 toneladas de material para reciclagem” conta Cristiano, do Recifavela, uma cooperativa de reciclagem da Vila Prudente–São Paulo.
Das cooperativas, as latas seguem para os centros de coleta.
- 2. O caminho para a fábrica:
A Novelis tem oito centros de coleta de sucata espalhados pelo país– cada um deles com a capacidade de processar 700 toneladas de sucata por mês–que enviam latas diretamente às instalações da fabrica em Pindamonhangaba, no estado de São Paulo. Lá são recicladas a grande maioria das latas de alumínio recuperadas em todo o Brasil. A fabrica tem capacidade de reciclar mensalmente 300 mil toneladas de sucata.
- 3. Preparação:
A primeira etapa de todo o processo de reciclagem começa no centro de coleta dentro da fabrica, onde as latinhas são separadas– o desenfardamento. Nessa fase, tudo o que não é alumínio é retirado com o auxilio de uma esteira e, eventualmente, manualmente.
4. Forno:
Neste ponto, as latas já estão prontas para irem ao forno, a temperaturas que chegam a inacreditáveis 760°Celsius, transformando–se em alumínio liquido e, logo depois, em gigantescas placas. O processo de reciclagem utiliza apenas 5% da energia elétrica e libera somente 5% das emissões de gás de efeito estufa quando comparado com a produção de alumínio primário, segundo dados do Internacional Aluminium Institute. Alem disso, poupa–se a extração da bauxita, matéria prima do alumínio e a questão sobre o que fazer com as latas descartadas é resolvido.
5. Laminas e bobinas:
As placas de alumínio são novamente aquecidas e laminadas varias vezes, como numa gigantesca maquina de produzir macarrão, tornando–as cada vez mais finas. São as laminas de alumínio que chegam a ate 10 quilômetros de extensão e poucos milímetros de espessura e, ao final são enroladas em imensas bobinas. São essas bobinas que seguem para as fabricas de embalagem para voltarem a se transformar em latinhas.
Leia também:
Economia Circular
O alumínio pode ser reciclado de forma infinita
Adotar atitudes que são favoráveis ao meio ambiente envolve diversas ações, desde as menores até as mais complexas. Isso significa que, no dia a dia, é possível fazer a diferença mesmo com gestos simples como assumir uma postura de consumo mais responsável.
Na reciclagem e no reaproveitamento existe um longo e difícil caminho a percorrer. Mas o exemplo das latinhas esta aí para provar que sempre é possível avançar..
Para saber mais sobre a reciclagem no Brasil:
https://www.mma.gov.br/informma/item/7656-reciclagem