Hidrogênio Verde
O termo verde significa que o hidrogênio é produzido por fontes de energia renováveis, de zero emissão ou de baixo carbono
Hidrogênio Verde
O termo verde significa que o hidrogênio é produzido por fontes de energia renováveis, de zero emissão ou de baixo carbono
Combustível do Futuro
Considerado o “combustível do futuro” , o hidrogênio verde ainda dá seus primeiros passos no Brasil, mas diferentes iniciativas podem colocar o pais na rota mundial de produção da substancia, vista como uma das principais alternativas para redução do uso de fontes não renováveis com carbono, o principal vilão do efeito estufa e do aquecimento global.
Como é produzido:
O hidrogênio é o elemento químico mais abundante do planeta e só existe em combinação com outros, como a água, junto ao oxigênio, além de se combinar com o carbono para formar hidrocarbonetos como gás, carvão e petróleo. Por isso, para que possa ser usado como combustível, precisa ser separado de outras moléculas.
Hoje, o gás ainda é produzido usando principalmente fontes de energia não renováveis e poluentes, mas há possibilidade de expansão do uso de fontes renováveis nessa produção, gerando o hidrogênio verde.
Esse tipo de hidrogênio é considerado a energia do futuro, com potencial de uso em diversa áreas, do transporte a indústria.
No caso do hidrogênio verde, as moléculas de ÁGUA são separadas, a partir de um processo chamado
eletrolise. Nela, uma corrente elétrica passa pela água e separa os átomos de hidrogênio e oxigênio, resultando na formação dos dois gases.
A energia elétrica usada deve ser de fontes renováveis não poluentes como a eólica e a solar.
Aplicações:
O hidrogênio surge como forte candidato para substituir os combustíveis fósseis(petróleo) nos meios de transporte.
A área de mobilidade é a com maior potencial de consumo. Apesar de já existirem alguns carros movidos a hidrogênio, a maioria das aplicações está em nível demonstrativo, com a barreira do preço dificultando a expansão comercial, já que a gasolina e o diesel são mais baratos.
“mas a diferença de preços é cada vez menor, o que vai dar mais sentido em fazer o uso do hidrogênio verde em grande escala”
O Brasil desponta como um país de grande potencial tanto para a geração para mercado interno quanto externo.
A capacidade de exportação é ainda mais favorecida pela proximidade de mercados consumidores potenciais grandes, como Europa e Estados Unidos.
Tipos de hidrogênio usados:
Em geral, são três os tipos de hidrogênio usados hoje, variando pela fonte de geração de energia envolvida no processo.
O primeiro é o hidrogênio marrom, gerado usando carvão. Há o hidrogênio cinza, gerado usando gás natural ou metano e por último há o verde, obtido via fontes renováveis, como energia eólica ou solar.
De acordo com os dados disponíveis, cerca de 95% do hidrogênio usado hoje é o cinza.
Hidrogênio Verde
Fontes: www.comprasustentavel.com.br