Horta orgânica em casa
Em tempos de pandemia, precisamos muitas vezes relaxar e ocupar nossas cabeças com alguma atividade, portanto prepare seu canteiro.
Um bom momento para iniciarmos projetos e continuarmos aqueles que estão ali parados. Você está pronto para fazer uma horta orgânica em casa?
Além de ser uma atividade relaxante, representa qualidade de vida, e da mesma forma promove um envolvimento com a natureza quanto pela experiência de colocar a mão na terra para consumir o próprio alimento orgânico e fresco produzido em casa.
Veja como isso não só pode ser possível como pouco trabalhoso e econômico.
Escolha do local
Ela pode ser feita em um vaso e até mesmo em garrafas recicladas, organizadas em uma horta vertical que pode aproveitar o espaço ocioso.
O local deverá receber luz solar sempre que possível, aproximadamente 5 ou 6 horas por dia, além de estar protegido contra o vento e em um local de fácil acesso.
É fundamental saber que cada planta possui uma necessidade específica de luz, portanto o que deve ser considerado durante o planejando de sua horta orgânica.
Solo
O solo deve ser fértil e “fofo” (na densidade adequada) para que a entrada de nutrientes coincida com o crescimento do sistema radicular e sua nutrição. Além da nutrição, existe a preocupação com irrigação do solo, que deve manter-se úmido, mas nunca encharcado, para que não ocorra a proliferação de fungos ou bactérias.
O solo para produzir em vasos, muito conhecido como substrato, deve ser preparado e ter tido a adubação orgânica correta.
Já para a manutenção nutricional do solo, é possível utilizar diversos adubos orgânicos como cascas de ovos que são uma excelente fonte de Cálcio ou o uso do Bokashi, um adubo rico em diversos nutrientes e totalmente orgânico que pode ser feito com ingredientes caseiros, como casca de ovos, borra de café, húmus.
Leia também:
Horta orgânica em casa
Cuidados e tratos culturais
o cuidado essencial é estar sempre atento ao nível de umidade do solo, controlando-o com cobertura seca (substrato, areia, húmus, matéria orgânica).
é preciso capinar o solo e retirar ervas daninhas que competem por nutrientes.
Controle de pragas e doenças
se você esperar a praga aparecer para tentar controlá-la pode já ser tarde demais. Quando se pensar em produzir orgânico, é indispensável que seja feita tanto a prevenção, quanto o controle de pragas, sendo que existem diversas formas de controlar pragas na horta orgânica e a maioria delas envolve receitas bastante simples e com ingredientes acessíveis.
As principais pragas encontradas em hortas, tanto em vasos quanto em ambientes maiores, são pulgões, lagartas e lesmas. Um inseticida natural muito utilizado e eficiente é o óleo de Neem.
Por fim
Alface, o almeirão, a couve, a cebolinha, o manjericão, a salsa e a hortelã são ótimas opções para se iniciar pois precisão somente do básico para que a planta se desenvolva com vigor: água, luz e um solo saudável.
Aprender o básico sobre o cultivo das espécies antes de iniciar sua horta orgânica permite melhor compreender quais as necessidades específicas de cada espécie para seu bom desenvolvimento.
Horta orgânica em casa
Fonte: https://ciclovivo.com.br/