LIXO – ACIDENTES E DOENÇAS

LIXO – ACIDENTES E DOENÇAS

Nesta fase de quarentena e pessoas em Casa, fazem com que a quantidade de lixo e resíduos em residências seja cada vez maior.

 

Cuidado e alerta para que todos tomem os devidos cuidados e evitem que o lixo agrave a situação.

O resíduo solido por si só não transmite doenças, contudo, pode provocar acidentes ou servir de abrigo e alimento para vetores que causam doenças.

 

ACIDENTES:

LIXO - ACIDENTES E DOENÇAS
Carrinheiros pelas ruas de Porto Alegre. Em destaque Av. Voluntários da Pátria. Trânsito da cidade. Reciclagem de lixo

No caso de acidentes, quem está mais vulnerável é o profissional que trabalha diretamente com a coleta e destinação deste resíduo, como catadores de lixo, carrinheiros e trabalhadores de seleção de material reciclável, por exemplo.

Estes trabalhadores frequentemente se veem frente a frente com resíduos perfuro cortantes, como cacos de vidro, agulhas e afins, os quais muitas vezes são descartados de maneira inapropriada e podem ferir profissionais.

A recomendação nestes casos é que o resíduo seja colocado dentro de algum recipiente seguro que possa ser lacrado e vedado, como resultado, diminuindo os riscos de cortes.

Lâmpadas quebradas e restos de vidro podem ser colocados dentro de garrafas pet, com a devida identificação, o que evita muito a chance de acidentes.

Após a separação, é indicado que os resíduos sejam colocados para serem retirados pelos caminhões de coleta bem próximo do horário em que estes veículos passem no local, isso evita que pessoas e animais abram os sacos e baguncem os entulhos nas vias públicas, o que aumente a chance de proliferação de doenças.

 

TRANSMISSÃO DE DOENÇAS

Mutirão de limpeza dengue…Um conceito internacionalmente reconhecido na proliferação de vetores é o dos três – As, o qual diz que todo local que possa prover alimento, água e abrigo é ideal para os animais que possam transmitir doenças multipliquem.

E o lixo descartado de maneira inadequada cumpre esta função muito bem.

Entre os animais que podem se proliferar no lixo, os que mais causam problemas à saúde das pessoas são ratos, baratas e mosquitos.

Sobre os ratos, o risco é a transmissão da leptospirose. Esta é uma doença endêmica transmitida por uma bactéria encontrada na água contaminada ou na urina dos roedores.

Já com as baratas, o problema é por onde elas passam. No lixo, estes animais podem ter contato com resíduos orgânicos como restos de papeis higiênicos, ou outros focos de bactérias e, ao entrarem nas casas, levam junto o risco de doenças

Em suas patas, as baratas podem levar muitas doenças que adquirem no lixo. Em casa, estes animais podem transmitir desde diarreia, dores, febres e até doenças mais serias como a hepatite, tanto às pessoas quanto nos animais de estimação.

 

MOSQUITOS:

Os mosquitos são um caso à parte que preocupam ainda mais a saúde da população. Especialmente por encontrarem no lixo o ambiente perfeito para colocarem seus ovos e multiplicarem os riscos de doenças como por exemplo, a dengue.

Uma tampinha de garrafa que foi descartada de maneira irregular pode acumular água e tornar-se foco do Aedes aegypti.

Alem disso os mosquitos podem transmitir outras doenças ao entra em contato, por exemplo, com um alimento que esteja descoberto, em cima de uma mesa e que as pessoas vão consumir sem saber dos riscos que estão correndo.

Leia também:

CORONAVÍRUS – POLUIÇÃO

DESENVOLVIMENTO URBANO

LIXO – ACIDENTES E DOENÇAS

EDUCAÇÃO

Os especialistas destacam que é muito difícil que o controle do lixo seja feito apenas pelos órgãos públicos; já que o descarte de resíduos é algo dinâmico e constante. Por isso a importância que a população tenha consciência ambiental.

Outro conceito bastante usado para diminuir os problemas que o lixo pode causar são os 3Rs:

LIXO - ACIDENTES E DOENÇAS

  1. Reduzir
  2. Reutilizar
  3. Reciclar

 

 

Com esta ideia, em suma, os resíduos são eliminados de maneira sustentável e os resíduos que já não possuem mais serventia podem se transformar em um algo novo.

-Importante é a sociedade ter consciência ambiental saudável com relação ao lixo.

 

LIXO – ACIDENTES E DOENÇAS

Fontes:

www.comprasustentavel.com.br

www.blog.saude.gov.br

www.saudebrasilportal.com.br

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo