Mercado Livre de Energia Elétrica

Mercado Livre de Energia Elétrica.
Para um projeto de crescimento sustentável, entre muitas ações, uma prioridade é a diminuição da emissão de gases do efeito estufa. Para isso o Brasil tem de investir na diversificação de sua matriz energética e incluir fortemente fontes de energia renovável e limpa.
O Brasil possui a matriz energética mais renovável do mundo industrializado com sua produção proveniente de fontes como recursos hídricos, biomassa e etanol, alem das energias eólica e solar.
As usinas hidroelétricas são responsáveis pela geração de mais de 68,5% da eletricidade do país
O petróleo e seus derivados tem a maior participação na matriz energética brasileira, sendo uma fonte não renovável e altamente poluente.
Matriz de Energia Elétrica
Fontes de geração:
- Biomassa (bagaço de cana, lenha, lixívia): 8,8%
- Hidráulica: 68,5%
- Derivados de petróleo: 2,1%
- Carvão mineral e derivados: 2,8%
- Gás natural: 8,1%
- Nuclear: 2,6%
- Gás industrial: 1,7%
- Solar: 0,1%
Grande Ferramenta
Mercado livre de Energia
A principal vantagem neste ambiente é a possibilidade do consumidor livre escolher, entre os diversos tipos de contratos, aquele que melhor atenda às suas expectativas de custo e beneficio.
Também incentiva os geradores de energia, alem dos serviços públicos.
-produtores independentes
-autoprodutores
Quem pode ser livre?
Existem dois tipos de consumidores livres: os consumidores livres tradicionais e os consumidores especiais
Consumidores livres: Possuem no mínimo 3.000kW de demanda contratada e podem contratar energia proveniente de qualquer fonte de geração. A única restrição é que, alem do nível de demanda contratada, as empresas que se conectaram no sistema elétrico antes de 7 de julho de 1995 tem de receber a energia em tensão superior a 69kV.Após essa data em qualquer tensão.
Consumidores especiais: Possuem demanda contratada igual ou maior que 500kW e menor que 3000kW, independente do nível de tensão. Podem contratar energia proveniente apenas de usinas eólicas, solares, a biomassa, pequenas centrais hidrelétricas ou hidráulica de empreendimentos com potencia inferior ou igual a 50.000kW,as chamadas fontes especiais de energia.
Leia também:
Biomassa é uma energia limpa?
FUTURO MAIS VERDE
Mercado Livre de Energia Elétrica
Comunhão de carga para consumidores especiais:
Consumidores com o mesmo CNPJ ou localizados em área contigua podem agregar suas cargas para atingir o nível de demanda de 500kW exigido para se tornar consumidor especial.
Incentivo para geração de energia renovável:
O consumidor especial só pode adquirir energia incentivada (eólica, biomassa, fotovoltaica e PCH),que é mais cara mas tem subsidio na tarifa de uso do fio, transmissão e distribuição.
REGRA:
Para migrar ao Ambiente de Contratação Livre (ACL),é necessário efetuar a denuncia do contrato com a distribuidora do Ambiente de Contratação Regulada (ACR) com antecedência mínima de 180 dias.
GERENCIAMENTO:
Câmara de Comercialização de Energia Elétrica- CCEE
Atua como instituição responsável por oferecer uma estrutura que envolve aspectos regulatórios, operacionais e tecnológicos para viabilizar as operações de compra e venda de energia em todo o Sistema Interligado Nacional-SIN
-
Maiores informações entrar em contato com o Blog.