Miojo faz mal á saúde?
Comida prática e barata a opção de muitas pessoas.
Miojo faz mal á saúde?
Comida prática e barata a opção de muitas pessoas.
O consumo frequente do macarrão instantâneo prejudica a saúde por ser rico em sódio em gordura e não conter valor nutritivo.
Se for consumido raramente e com moderação, não causa nenhuma doença ou complicação.
O recomendado é evitar esse alimento, substituindo-o por opções de massas mais naturais, frescas e com pouca quantidade de sal.
Como a massa é frita por alguns segundos antes de ser embrulhada, cerca de 20% do miojo é gordura. Essa etapa da fritura garante a consistência e o formato do macarrão.
Uma porção de 80g de miojo, tem cerca de 60% da porção diária de sódio que é recomendada pelo Ministério da Saúde, que é de 5g ao dia
Ingredientes do miojo
O miojo é feito com farinha de trigo, ovos em pó, óleo, sal e outros ingredientes utilizados para se fazer uma massa normal
Por ser um processo industrializado, o macarrão instantâneo é feito em grande escala, sendo assado e frito antes de ser embalado.
O miojo contém grandes quantidades de sódio e gordura.
Existem marcas que informam produtos com menor quantidade de sódio.
Conservantes e aditivos para manter o sabor também são utilizados em seu preparo para conservar o alimento, permitindo um prazo de validade maior.
Em seu processo de produção, todas as proteínas destes produtos são perdidas e somente as calorias mantidas.
O tempero do miojo contém aromatizantes, corantes e realça dores de sabor. Possui também uma grande quantidade de sal.
Quando consumidos com frequência, todos estes ingredientes são prejudiciais à saúde.
Um pacote de 80g de macarrão instantâneo contém cerca de 360 calorias.
Essa quantidade de miojo apresenta 54g de carboidratos,8,5g de proteína e 13g de gordura.
Esses valores aumentam se o tempero em pó for colocado sobre a massa, variando conforme o sabor do condimento.
O tempero
O tempero faz mal porque leva em sua composição o Glutamato monossódico (MSG ,sigla em inglês),que é um aditivo responsável por dar gosto ao tempero e ao miojo, que pode fazer mal para a saúde.
Efeitos do consumo do miojo
Uma pesquisa feita com 11 mil pessoas descobriu que as que comem macarrão instantâneo com frequência tinham mais chances de desenvolver diabetes e doenças cardiovasculares, além de aumento na pressão arterial.
Além dessas complicações, o miojo também aumenta os índices do colesterol ruim, pode causar problemas renais e interferir no ganho de peso.
Por causa das altas taxas de sódio, a osteoporose e a anemia também estão relacionadas ao consumo exagerado e frequente do macarrão instantâneo.
A gordura hidrogenada, usada para a fabricação deste tipo de massa, favorece o entupimento das veias, o que pode levar a ataques cardíacos e acidentes cardiovasculares.
O macarrão instantâneo ainda pode atuar especificamente sobre certos órgãos como estomago e intestino.
Gravidas podem comer?
As gestantes devem evitar consumir esse tipo de massa instantânea porque é um alimento que contêm muito sódio, gordura, corantes e conservantes.
Bebês podem?
Bebês com menos de 1 ano não devem comer miojo. Também deve-se evitar dar esse tipo de macarrão para crianças mais velhas.
Como deixar o miojo mais saudável?
Para que seja uma opção mais saudável, é recomendado que o macarrão instantâneo seja consumido com moderação e sem o tempero industrializado.
Acrescentar verduras, legumes e carnes magras também ajuda a refeição a ficar mais completa e com maiores valões nutricionais.
Os temperos e molhos, ao serem misturados com o macarrão instantâneo, devem ser o mais natural possível
Para quem é fã do macarrão rápido, recomenda-se reduzir a quantidade e preparar as refeições com outros alimentos frescos como carnes, legumes e verduras.
FONTES: www.comprasustentavel.com.br